04/03/2010

PROJETO MOVIMENTO CIDADANIA E PAZ


"PAZ SE APRENDE NA ESCOLA"
Alunos e professores juntamente com toda equipe escolar fizeram uma passeata em nosso bairro conscientizando a todos sobre a importância da Paz em nossa vida. Este é um projeto não só de nossa escola mas de todas as Escolas Estaduais do Estado de Goiás.
"Todos os 1.214 estabelecimentos públicos de ensino que compõem as 38 regionais de educação recebem durante o ano letivo, desde 2006, visitas da Bandeira da Paz. Nos dias em que a Bandeira da Paz permanece na escola são discutidas questões de cidadania e a cultura da paz, de respeito aos patrimônios da escola: as pessoas, como alunos, professores, servidores; e o prédio, o espaço físico da escola.
Nos dois ou três dias em que a bandeira está na unidade, a paz é difundida de forma interdisciplinar por todos os professores. O projeto Movimento Cidadania e Paz, chamado de Bandeira da Paz, integra os programas especiais da Secretaria da Educação, e não cuida da violência como uma questão pontual. A atividade é sistemática, passa por todas as escolas todos os anos, fazendo parte das discussões escolares e também em peças de teatro e apresentações musicais.
Para o coordenador dos Programas Especiais da Secretaria da Educação, Jaime Ricardo Ferreira, a avaliação do projeto é bastante positiva porque esse tipo de ação não é episódica na busca da construção da paz e também é coletiva. Ele esclarece ainda que, durante o período em que a bandeira está presente em uma escola, os alunos, professores, servidores e a comunidade vivenciam atitudes de paz e respeito entre os seres humanos."