23/07/2010

PROJETO HORTA ESCOLAR

" Neste ano mudamos o local da horta, assim sendo no mês de fevereiro aconteceram à escolha do novo local, o fechamento do mesmo com tela, a cobertura com sombrite, o encabamento das ferramentas (pás, enxadas, enxadões e rastelo), bem como a afiação dos mesmos.

O referente projeto consta com a participação direta de 50 alunos desta escola, sendo alguns alunos do 8º ano "C" vespertino, 9º ano "A" e "B" matutino. E com a participação indireta dos demais alunos da escola, dos funcionários e comunidade local, pois os mesmos colaboram com doações de matéria orgânica (esterco de vaca, galinha, cavalo, cascas de café, arroz e serragem); sementes e mudas para serem plantadas, urina de vaca (para ser utilizada como inseticida natural no controle de pragas); irrigações, afiações e reparos em algumas ferramentas.

começamos o plantio no inicio de março, assim sendo nos mês seguintes realizamos a semeadura de sementes e o plantio de mudas, tais como cenoura, beterraba, berinjela, jiló, alface, mostarda, rúcula, rabanete, cebolinha, couve, salsinha, manjericão , pimenta e colhetas das hortaliças já desenvolvidas. Diariamente realizamos a irrigação das hortaliças e nos dias de atividades os tratos culturais." (Relatório escrito pela prof.º Lúcia Vieira ao SRE de Trindade)



A criação da horta escolar trouxe muitos benefícios para nossos alunos, garantindo a energia e os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, assim conseguimos um melhor desempenho escolar além de evitar hábitos alimentares inadequados que podem trazer prejuízos à saúde por toda a vida.

Projeto coordenado pela
professora de ciências Lúcia Vieira da Silva Rocha


XIV Romaria da terra as águas

Além de Participar da Romaria todos se uniram e trabalharam o dia todo na praça de alimentação montada na porta da Igreja Matriz e no Lago do Sol. Assim atendemos as necessidades dos Romeiros e conseguimos arrecadar fundos para começar a construção de mais uma sala em nossa escola.


"Mais de 5 mil romeiros e romeiras caminharam nas ruas de Anicuns, sábado, 05 de junho, durante a 14ª Romaria da Terra e das Águas,realizada pela Comissão Pastoral da Terra – Regional Goiás e a Diocese de São Luís de Montes Belos, com participação de romeiros e romeiras de toda parte do Regional Centro Oeste da CNBB para celebrar este grande momento de fé e luta. Os romeiros fizeram uma concentração na praça da Matriz e caminharam até Lago do Sol, onde aconteceu uma Missa Celebrada pelo Bispo da Diocese de São Luis de Montes Belos, Dom Carmelo Scampa. Na manifestação dos romeiros na praça da Matriz, o presidente interino da FETAEG, José Maria de Lima, denunciou a prática do trabalho escravo no meio rural, e fez referência aos 99 trabalhadores rurais que foram resgatados em Joviânia na última semana. Dirigentes dos Sindicatos de Anicuns, Dorvelândia, Goianira, Acreúna e Ceres, participaram da celebração. O propósito da Romaria é denunciar as práticas de destruição do Cerrado e dos povos que vivem nele, os sem-terra, sem água, sem moradia, sem saúde, sem educação, sem trabalho, sem oportunidade de vida digna, os escravos, e anunciar um outro caminho, de comunhão com o meio ambiente, de justiça no campo, de Reforma Agrária, de Liberdade. A próxima Romaria da Terra e das Águas acontecerá em 2012 em Uruaçu."