22/07/2010

Desfile Cívico em comemoração ao ANIVERSÁRIO DE ANICUNS













MAIS FOTOS PODEM SER VISTAS NO ORKUT DA ESCOLA


Neste ano nosso desfile mostrou um pouco mais de nós, apresentamos alguns dos projetos executados em nossa escola, assim toda população anicuense pode ver um resumo de nosso trabalho; finalizamos com a apresentação do seguinte texto:

Em uma época marcada por grandes transformações mundiais, no dia 13 de março de 1978, surgia na cidade de Anicuns uma nova instituição de ensino a “ESCOLA ESTADUAL MOYSÉS PEREIRA PEIXOTO”, homenageando um pioneiro desta cidade. No início do seu funcionamento dispunha apenas da 1ª fase do ensino fundamental.
No decorrer dos anos esta Unidade de Ensino passou por uma ampliação na estrutura física e nos anos seguintes, com recursos comunitários foram construídas uma sala para biblioteca escolar e outra para (LIE) laboratório de informática educacional aperfeiçoando tanto a parte física quanto a pedagógica.
Atualmente a escola está sob a direção da Professora Helena de Souza Machado Castro e encontra-se funcionando o Ensino Fundamental do 4º ao 9º ano. E estamos com matrículas abertas para a EJA 3ª Etapa (ensino médio) que iniciará em agosto de 2010 no turno noturno. A unidade escolar conta com seis salas de aulas com média de 33 alunos por sala, totalizando 395 alunos nos dois turnos.
Contamos com uma equipe de funcionários participativos. Que trabalham com amor e responsabilidade assim sendo contribuindo para um fazer pedagógico de sucesso.
A equipe escolar ainda agradece a todos pela confiança da comunidade local em nosso trabalho.



IV FEIRA DE CIÊNCIAS (2010)

No dia 16 de abril aconteceu em nossa
Escola a IV Feira de Ciências entitulada:

PEQUENAS ÍDEIAS

GRANDES INVENÇÕES


Todos os alunos se envolveram neste projeto, participando com entusiasmo e animação, criando assim ótimos inventos, Além das criações feitas pelos alunos do Ensino Fundamental (2º fase) nossas crianças (4º e 5º ano) trabalharam suas criações através da reciclagem, criando vários brinquedos. Tivemos também amostra de artes com as pinturas feitas por nossos alunos, apresentando a toda a comunidade local a criatividade de todos os nossos alunos.






Algumas alunos com suas criações

Coletânea das salas

de exposições

e

mural

IV MOSTRA DE CONHECIMENTO CULTURA E ARTE

"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza neste mês de junho a 4ª Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte e 16ª Feira de Ciências para apresentar ao público os projetos de Artes Visuais, Ciência e Tecnologia, e Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas estaduais. Cada um desses projetos é resultado do interesse e envolvimento de estudantes e professores que, imbuídos de curiosidade, criatividade e disposição, dedicaram-se a uma pesquisa que poderá agora ser compartilhada com outras escolas e também com o público em geral.Além dos 68 projetos desenvolvidos nas escolas estaduais, o evento vai oferecer ao público laboratórios de mídias e produção de texto, física, química e biologia, matemática, educação ambiental, robótica, informática, rádio e línguas, oficinas em diversas áreas, como música, artesanato, saúde e comportamento, além de um palco onde serão apresentados vários espetáculos de teatro, música e dança. Toda a programação reflete as mudanças que a Secretaria de Estado da Educação vem implementando na rede pública para fortalecer uma concepção integrada de educação."

Pesquisando na internet sobre aparelhos de ar condicionado e as peças que o compõe, Guilherme Barbosa de Souza, 12 anos, estudante da Escola Estadual Moysés Pereira Peixoto, em Anicuns, descobriu que poderia montar seu próprio aparelho com uma lata vazia de óleo de cozinha e gelo.Orientado pela professora de Artes, Arcilene José Costa, o estudante do 8º ano reproduziu um sistema de resfriamento de ar utilizando apenas materiais recicláveis, como lata, CD ou DVD e um cooler, ou ventilador de CPU de computador.Assim com o ar condicionado de Guilherme, a 4ª Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte apresenta ao público mais 67 projetos de escolas de todo o Estado em que estudantes exercitam, com a orientação dos professores, a sua criatividade, preocupação com as questões ambientais e compromisso com a comunidade da qual fazem parte.