18/03/2010

OBJETOS DE NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA
Através de pesquisas nossos alunos do 6º ano "A" orientados pela professora Elindamar puderam conhecer um pouco mais de sua história, resgatando assim valores de nossa cultura. Os objetos foram trabalhados em sala de aula e expostos para toda escola e comunidade local.

10/03/2010

Mensagens para o "Dia da Biblioteca"

"Se você é um filósofo que não consegue enxergar o que existe de vivo além dos livros e dos pós das bibliotecas, viva mais a filosofia, talvez um dia quem sabe, ao invés das citações dos mortos, você seja capaz de citar também o que esta dentro de você."

"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro."

Se você tem alguma frase bem legal escreva-o, escreva ele nos comentários

08/03/2010

História da Mulher


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

04/03/2010

Dia da mulher

gifs em páginas

Meio Ambiente



Projeto Reflorestamento
Trabalho realizado pelas professoras Ídeides e Lúcia.
A conscientização sobre a importância do meio ambiente e nossa sobrevivência é com certeza uma ação realizada por nossa escola, através de um contato direto nossos alunos podem conhecer melhor o meio em que vive, criando atitudes relevantes para sua própria vida, uma vez que necessitamos da natureza para continuarmos existindo.

PROJETO ( Feira de Ciências 2009)

Coletânea do grupo FOGO
Nesta Feira de Ciências nossos alunos fizeram a exposição de experiências pesquisadas e executadas por eles mesmo, além desta sala que trabalhou o tema fogo, tivemos também as salas do ar, terra e água; sendo assim nossa feira contou com os quatro elementos da natureza em diversas experiências.

Feira da Pechincha (2009)

Há cinco anos realizamos em nossa escola a Feira da Pechincha, realizada em conjunto com projetos de reciclagem. As roupas, sapatos e acessórios são doados pela comunidade local, alunos e funcionários sendo vendidos a partir de R$0,50 (cinquenta centavos). Além do reaproveitamento de materias conseguimos melhorar nossa escola com o dinheiro arrecadado.

Aniversário de Anicuns

Desfile Cívico (2009)

No dia 7 de junho, aconteceu em nosso município um desfile cívico em comemoração ao Aniversário de Anicuns (98 anos), e nossa escola não poderia deixar de prestar esta homenagem a esta bela cidade.
"Anicuns fica a 74 km de Goiânia e 282 km de Brasília, possui 18.110 habitantes (IBGE-2008) e uma população flutuante com cerca de 3 mil habitantes, no período de março a dezembro, devido a grande contratação de funcionários pela Anicuns S/A. Possui um boa estrutura hoteleira, restaurantes, pizzarias e bares. Conta ainda com a Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns, a primeira Faculdade instalada na região, que possui 8 cursos de graduação, cerca de 1500 alunos e recebe alunos de 44 municípios da região.
Anicuns teve origem na exploração de ouro em meados do século XVIII, era passagem de tropas para a Cidade de Goiás, seu nome originou-se da tribo indígena GUANICUNS, que abatiam o pássaro com o mesmo nome, de rica plumagem e belíssimo canto.
Tem instalada no seu município a Usina de Álcool Anicuns S/A e Açúcar Ecoçúcar que empregam cerca de 3.500 pessoas, várias Indústrias de Calçados que produzem mais de 3 mil pares/dia, a Couronaza (capacidade para 600 m de couro/dia), o Sabão Geo que é conhecido em todo território nacional, a West Side que produz artigos para PetShop com exportação em diversas partes do mundo, a Cachaça Atitude exportada para a Europa.
O Município tem arrecadação anual de aproximadamente 20 milhões de reais, a maior arrecadação per/capita da Microrregião (Contas Públicas - IBGE - 2006)." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anicuns)

PARABÉNS ANICUNS!!!

3º MOSTRA DE CONHECIMENTO, CULTURA E ARTE


Os trabalhos artísticos da nossa Aluna Amanda (9º "A") foram escolhidos para serem expostos na 3º Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte e 15º Feira de Ciências do Estado de Goiás. Orientada pela Professora Lúcia, elaboraram um projeto ganhando assim a participação neste evento tão importante em nosso Estado. Foram cinco dias de exposição e Amanda recebeu várias visitas em seu stand, seus colegas de sua sala juntamente com a equipe gestora não poderiam deixar de prestígiar Amanda e também participaram através de visita.

PROJETO MOVIMENTO CIDADANIA E PAZ


"PAZ SE APRENDE NA ESCOLA"
Alunos e professores juntamente com toda equipe escolar fizeram uma passeata em nosso bairro conscientizando a todos sobre a importância da Paz em nossa vida. Este é um projeto não só de nossa escola mas de todas as Escolas Estaduais do Estado de Goiás.
"Todos os 1.214 estabelecimentos públicos de ensino que compõem as 38 regionais de educação recebem durante o ano letivo, desde 2006, visitas da Bandeira da Paz. Nos dias em que a Bandeira da Paz permanece na escola são discutidas questões de cidadania e a cultura da paz, de respeito aos patrimônios da escola: as pessoas, como alunos, professores, servidores; e o prédio, o espaço físico da escola.
Nos dois ou três dias em que a bandeira está na unidade, a paz é difundida de forma interdisciplinar por todos os professores. O projeto Movimento Cidadania e Paz, chamado de Bandeira da Paz, integra os programas especiais da Secretaria da Educação, e não cuida da violência como uma questão pontual. A atividade é sistemática, passa por todas as escolas todos os anos, fazendo parte das discussões escolares e também em peças de teatro e apresentações musicais.
Para o coordenador dos Programas Especiais da Secretaria da Educação, Jaime Ricardo Ferreira, a avaliação do projeto é bastante positiva porque esse tipo de ação não é episódica na busca da construção da paz e também é coletiva. Ele esclarece ainda que, durante o período em que a bandeira está presente em uma escola, os alunos, professores, servidores e a comunidade vivenciam atitudes de paz e respeito entre os seres humanos."