23/07/2010

PROJETO HORTA ESCOLAR

" Neste ano mudamos o local da horta, assim sendo no mês de fevereiro aconteceram à escolha do novo local, o fechamento do mesmo com tela, a cobertura com sombrite, o encabamento das ferramentas (pás, enxadas, enxadões e rastelo), bem como a afiação dos mesmos.

O referente projeto consta com a participação direta de 50 alunos desta escola, sendo alguns alunos do 8º ano "C" vespertino, 9º ano "A" e "B" matutino. E com a participação indireta dos demais alunos da escola, dos funcionários e comunidade local, pois os mesmos colaboram com doações de matéria orgânica (esterco de vaca, galinha, cavalo, cascas de café, arroz e serragem); sementes e mudas para serem plantadas, urina de vaca (para ser utilizada como inseticida natural no controle de pragas); irrigações, afiações e reparos em algumas ferramentas.

começamos o plantio no inicio de março, assim sendo nos mês seguintes realizamos a semeadura de sementes e o plantio de mudas, tais como cenoura, beterraba, berinjela, jiló, alface, mostarda, rúcula, rabanete, cebolinha, couve, salsinha, manjericão , pimenta e colhetas das hortaliças já desenvolvidas. Diariamente realizamos a irrigação das hortaliças e nos dias de atividades os tratos culturais." (Relatório escrito pela prof.º Lúcia Vieira ao SRE de Trindade)



A criação da horta escolar trouxe muitos benefícios para nossos alunos, garantindo a energia e os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, assim conseguimos um melhor desempenho escolar além de evitar hábitos alimentares inadequados que podem trazer prejuízos à saúde por toda a vida.

Projeto coordenado pela
professora de ciências Lúcia Vieira da Silva Rocha